Páginas

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Lobo Vermelho

Nome Popular: Lobo Vermelho.

Nome Científico: Canis rufus.

Distribuição Geográfica: Quase extinto, o Lobo Vermelho foi, em 1988, reintroduzido no Nordeste da Carolina do Norte (EUA), e em 3 ilhas da costa deste mesmo Estado e também da Flórida. Antigamente era encontrado em uma vasta extensão, que compreendia o Sul, Sudeste e Centro dos Estados Unidos.

Habitat: Como o Coiote, o Lobo Vermelho adapta-se a uma variedade de habitats bastante grande, incluindo pântanos, solos úmidos, solos secos, com vegetação pobre e florestas.

Hábitos Alimentares: As presas favoritas do Lobo Vermelho são a nútria, coelhos, pássaros e outros pequenos roedores. No entanto, a população reintroduzida na Carolina do Norte também caça guaxinins e veados-de-rabo-branco.

Tamanho: O corpo e a cabeça medem de 95 a 120 cm e a cauda de 25 a 35 cm.

Peso: Em média pesam 27 Kg.

Período de Gestação: Aproximadamente 2 meses.

Número de Filhotes: De 2 a 6.

Características da Reprodução: Vivendo em liberdade, os Lobos Vermelhos possuem, normalmente, um único parceiro por toda a vida. Atingem a maturidade sexual no segundo ou terceiro ano de vida. O período de reprodução ocorre nos meses de Fevereiro e Abril de todo ano. A fêmea às vezes é ajudada pelo macho a cavar ou encontrar um bom esconderijo para dar à luz.
Os filhotes nascem com os olhos completamente fechados e durante os 2 primeiros meses de vida são totalmente dependentes da mãe. Normalmente permanecem com os pais até atingirem a maturidade, formando pequenos grupos familiares ou bandos. Estes grupos ocupam uma área que pode variar de 16 a 160 Km2.

Particularidades: Chamado de Lobo Vermelho devido a cor de sua pele vermelha ou ferrugem, não difere do Lobo Cinzento (Canis lupus) somente pela coloração, mas em tamanho e constituição física. O Lobo Vermelho raramente excede os 27 Kg e suas pernas e corpo são, geralmente, mais delgados.
O Lobo Vermelho vive em bandos de 2 a 8 indivíduos, que normalmente possuem 2 adultos e suas crias atuais e de anos anteriores. Como outras espécies de canídeos Norte Americanos, o Lobo Vermelho sofre terrivelmente com a perseguição do homem e a destruição de seu habitat. Isto quase o levou à extinção. Em 1970, apenas uma pequena população restava em uma área de florestas do Sudeste do Texas e Sudoeste de Louisiana.
Alguns anos antes, 14 Lobos foram cuidadosamente selecionados, de forma a terem o mais alto grau de pureza genética (é sabido que as vezes o Lobo Vermelho acasala com o Coiote, produzindo filhotes híbridos), e retirados da selva para dar início à reprodução em cativeiro, na tentativa de salvar a espécie da extinção. O Port Defiance Zoo & Aquarium em Tauna, Washington foi o primeiro a dar início à reprodução em cativeiro para o programa de recuperação.
Em 1976, ocorre a primeira tentativa de devolver os lobos ao seu habitat natural com a liberação de vários animais em uma ilha de 20 Km2 localizada no Cape Romain National Wildlife Refuge na Carolina do Sul. No ano de 1977 havia um total de 35 lobos em cativeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário